sexta-feira, 30 de maio de 2008

MUNDO - AVIÃO DERRAPA EM HONDURAS E FERE DIPLOMATA BRASILEIRO.


Um avião da companhia aérea Taca (Transportes Aéreos del Continente Americano) sofreu um acidente nesta sexta-feira em Honduras. A imprensa local afirma que o vôo 390 vinha de El Salvador.Segundo as agências AFP e Efe, quatro pessoas morreram, já a agência Reuters afirma que houve três vítimas. Uma rádio hondurenha afirmou que uma vítima foi morta no solo.

Avião saiu da pista e foi parar em rua movimentada de Tegucigalpa
Segundo a agência Efe, um dos mortos é o o presidente do Banco Centro-Americano de Integração Econômica, o nicagüarense Harry Brautigam. "Harry está morto", confirmou a jornalistas o médico Tito Alvarado, do Hospital Escola de Tegucigalpa.Segundo a BBC, o embaixador do Brasil em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, ficou ferido.

Segundo informações da embaixada, Neele quebrou uma perna no acidente e foi levado para um hospital particular. Ele havia viajado ao país vizinho para acompanhar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a El Salvador. O Itamaraty confirma que o embaixador estava no vôo e informa que ele passa bem.O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave no aeroporto da capital Tegucigalpa.

O avião saiu da pista e invadiu uma via bastante movimentada da cidade, segundo informações locais. A imprensa diz que carros foram atropelados pela aeronave e diversas pessoas ficaram presas nas ferragens. O avião também teria atingido um pequeno comércio e, segundo testemunhas, partiu-se em três pedaços após bater em uma árvore.

Vários passageiros feridos foram retirados e levados a diferentes hospitais. "Eu agradeço a Deus que estou vivo -há outros passageiros que estão em situação pior", disse o sobrevivente Roberto Sosa a uma rádio.Um funcionário da companhia aérea disse a uma televisão de Honduras que havia 142 pessoas a bordo. O Corpo de Bombeiros que chegou ao local com ao menos dois veículos combateu o fogo em uma das turbinas da aeronave no intuito de evitar explosões.

O avião pousou horas depois da passagem de uma tempestade, que deixou parte da cidade coberta por um nevoeiro. Segundo um passageiro, devido à falta de visibilidade, a aeronave deu diversas voltas no ar antes de pousar.A empresa disse que vai investigar as causas do acidente e deve soltar uma nota oficial sobre o fato.Autoridades lutam há anos para modernizar o Aeroporto Internacional Toncontín, que conta com uma pista de pouso curta, equipamentos de navegação primitivos e proximidade com colinas, o que faz do aeroporto um dos mais perigosos do mundo.

Nenhum comentário:

LINGUAGEM