domingo, 11 de maio de 2008

NOTICIAS DA HORA - GREMIO VENCE O SÃO PAULO


A história se repetiu pela quinta vez. Na noite deste sábado, o Grêmio visitou o São Paulo e mais uma vez saiu de campo com um resultado positivo. Vitória por 1 a 0, que mantém uma escrita. Em 37 anos de Brasileirão, o time gaúcho jamais perdeu para o Sampa em estréias na competição. O revés significa um mau início para os comandados de Muricy na luta pelo hexacampeonato nacional.

Outro fato, desta vez para quem é supersticioso. No primeiro duelo contra um time tricolor na semana, o São Paulo foi derrotado. Na quarta-feira é a vez do Fluminense pelas quartas-de-final da Copa Libertadores e aí não será hora de vacilar.

Foi também a primeira derrota do São Paulo no Morumbi desde outubro de 2007. Naquele mês, a equipe são-paulina foi derrotada pelo Millonarios (COL) na Copa Sul-americana. No total foram 12 vitórias e três empates nos 15 jogos realizados em sua casa.

A noite fria do Morumbi parece ter congelado os dois times no primeiro tempo, pois o que se viu foi um festival de passes errados, jogadas sem nenhuma criatividade e um número excessivo de faltas.

Desde o começo do jogo, o Grêmio deu mostras que seu principal objetivo era se defender e explorar os contra-ataques. A tática do time gaúcho, entretanto, não surtia efeito, porque o São Paulo tinha dificuldades para atacar e chegar com perigo no gol de Victor.

Diante deste panorama, o que se viu foi um jogo travado no meio-de-campo, que estava congestionado, uma vez que as duas equipes atuavam no 3-5-2. As chances de gol foram escassas, tanto que o primeiro chute a gol só aconteceu aos 29 minutos, mas Perea deu pouco trabalho a Rogério Ceni.

O Tricolor paulista pouco chegava e quando se aproximava da área abusava do chuveirinho, mas desta vez Adriano não estava em campo para colocar a bola no fundo do gol. No fim o empate sem gols foi um reflexo justo da primeira metade.

A conversa no intervalo surtiu efeito, pelo menos para o Grêmio, que voltou mais aceso. Mesmo com Hernanes em campo, o São Paulo tinha dificuldades para ter o controle da bola e sofreu um gol logo aos cinco minutos. Alex Silva fez falta boba em Roger na linha de fundo. Na cobrança, Paulo Sérgio colocou no meio da área e Pereira apareceu sozinho para tocar de cabeça para o fundo do gol.

Na comemoração, todos os jogadores correram para abraçar o técnico Celso Roth, que tinha o cargo ameaçado em caso de derrota.

Muricy Ramalho viu que o meio não funcionava e promoveu a entrada do jovem Sérgio Mota. E no primeiro lance, ele quase marcou, mas Victor fez boa defesa e salvou o Grêmio. Esse, porém, foi o único lampejo do setor de criação do time são-paulino no jogo. No mais, a equipe continuou a usar da jogada aérea, o que não funcionou devido à boa estatura dos zagueiros gremistas.

Com a vantagem no placar, o técnico Celso Roth recuou a equipe aos 30 minutos, sacando o meia Roger para a entrada do volante Makelele, ex-Palmeiras. Daí em diante a tônica do jogo foi o Sampa no ataque e o Grêmio se defendendo como podia. Para sorte do time gaúcho, o Tricolor paulista continuava a errar passes e abusar de bolas paradas., a última delas com Rogério Ceni aos 45 minutos.

Na próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo visita o Atlético-PRn a Arena da Baixada e o Grêmio recebe o Flamengo. As duas partidas serão no Domingo, às 16h.

Nenhum comentário:

LINGUAGEM