
MADRI (AFP) - Ninguém mais parece querer o brasileiro Ronaldinho, melhor jogador do mundo em 2005 e 2006: o Barcelona não conta mais com ele e os dois clubes de Milão, Milan e Inter, que estavam interessados, mudaram de idéia.
O Barça insiste em que Ronaldinho vá embora, mas ainda não recebeu nenhuma oferta concreta: o jogador é muito caro (o clube catalão exige cerca de 40 milhões de euros), além do fato não estar bem fisicamente e de seu contrato ir até 2010.
"Dissemos a Ronaldinho que ele precisa de novos desafios", declarou Joan Laporta, presidente do Barça, na noite de domingo, ao fazer o balanço da temporada do clube, que não ganhou nenhum título em 2007/2008 e terminou o Campeonato Espanhol no terceiro lugar.
"Quando os ciclos terminam, é normal que as pessoas mais emblemáticas saiam. Gostaria muito que Ronaldinho fosse embora, como (o treinador) Frank Rijkaard, e que fiquemos com a lembrança do homem que nos deu duas Ligas e uma Liga dos Campeões", afirmou.
O Barcelona já iniciou sua renovação com a substituição de Rijkaard por Pep Guardiola, e a saída de Ronaldinho permitiria ao clube ganhar um bom dinheiro para contratar novos jogadores. Além do valor da transferência, o Barça deixaria de pagar um salário avaliado em 8 milhões de euros por ano.
No entanto, o clube catalão terá provavelmente que reduzir suas exigências se quiser mesmo vender o brasileiro, que está parado desde o mês de março e que estaria muito mal fisicamente, segundo o jornal gratuito espanhol ADN.
Isso pode, inclusive, explicar a repentina mudança de idéia do Milan AC. "Sempre tive dúvidas sobre se Ronaldinho realmente seria útil para nós. Hoje, penso que não precisamos dele", declarou no início deste mês o então presidente do Milan, Silvio Berlusconi. Duas semanas antes, Adriano Galliani, então número dois do clube lombardo (ele assumiu a presidência no lugar de Berlusconi, eleito para a presidência do governo italiano), havia anunciado um acordo de princípio com o jogador.
Oficialmente, "Ronnie" está caro demais. O Inter de Milão deu a mesma explicação. Porém, o mistério paira sobre a real condição física do jogador, o que pode desestimular os compradores potenciais.
Com uma temporada a ser esquecida, marcada por repetidas lesões (verídicas ou diplomáticas) e várias polêmicas sobre sua vida noturna, Ronaldinho, 28 anos, também perdeu espaço na seleção brasileira.
Ele não foi convocado por Dunga para as partidas de eliminatórias contra o Paraguai e a Argentina, em junho.
Um dos únicos que parece ainda acreditar na recuperação do astro é o argentino Diego Maradona. "Não acho que 'Dinho' tenha que pedir perdão. Ao contrário, são os dirigentes e os torcedores que devem agradecer a ele por tudo que fez pelo clube. Deixá-lo sair agora seria o erro mais grave da história do Barça", afirmou o capitão da seleção campeã do mundo em 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário