O guitarrista Ben Harper se despediu neste sábado (10) da turnê brasileira do show Give Till It's Gone em apresentação no Arena HSBC, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Como era de se esperar, Harper empolgou a plateia com mais de duas horas de rock encorpado (dá-lhe distroção!) e uma banda competente (destaque para o baterista Jordan Richardson).Aos 42 anos, o californiano não temeu pesar a mão no bom e velho rock n´roll, sem dispensar as influências do country, blues e folk. "Rock n' Roll is Free", do novo álbum, traduziu bem o espírito do espetáculo. "Rock n' Roll é de graça, se você quiser. Rock n' Roll é de graça, então venha e tome um pouco", desafiou Harper.
Harper solou menos do que se esperava, mas mandou ver na slide guitar. Entre os destaques do setlist, surgiram "I Believe in a Better Way", "Diamonds on the Inside" e a nova "Don't Give Upon me Now".
O guitarrista citou Pearl Jam ao cantar um trecho de "Jeremy" - a relação com os músicos de Seattle que tocaram no Brasil neste ano é antiga - e homenageou a banda Queen ao fazer uma versão fidedigna, mas mais crua, do clássico "Under Pressure".
Se as guitarras distorcidas - foi um desfile de Gibson Les Paul e Fender Telecaster - e bateria brilhante foram o prato principal, baladas também tiveram espaço, com direito a coro da plateia.
Após o primeiro break, foram nada menos que quatro músicas no estilo banquinho e violão - não é de se estranhar que Harper tenha sido o "padrinho" do também californiano Jack Johnson. Do barulho ao acalanto, Ben Harper agradeceu a compreensão dos fãs de encarar o contraste.
Para fechar, Harper chamou ao palco a cantora Vanessa da Mata com quem gravou a música "Good Luck" (Boa Sorte). Houve empatia. Antes de aterrissar no Rio, o show passou por Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. Volte logo, Harper!
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