
Jornal 'The Guardian' elogiou Praia de Alter do Chão em abril.Enchente deixou região totalmente submersa.
O governo do Pará informou que as recentes chuvas reduziram o número de turistas na região da Praia de Alter do Chão, que fica às margens do Rio Tapajós, no Pará, e que foi eleita por um jornal inglês como a melhor do Brasil.
A cheia dos rios Amazonas e Tapajós, que já elevou o nível do Tapajós em mais de nove metros acima do normal, provocou a queda de 90% do turismo na vila, localizada a 30 km de Santarém (PA).
A informação é do administrador distrital de Alter do Chão, Frank Campos. "No ano passado, nesta mesma época, cerca de 200 pessoas circulavam pela cidade em apenas um sábado. Hoje, temos 30 visitantes."
Segundo ele, a ausência de turistas, que em sua maioria viaja ao local para aproveitar as praias, deixou sem trabalho 100 catraeiros (condutores de pequenas embarcações de madeira que fazem a travessia para a Praia do Amor).
Campos disse ainda que Alter do Chão tem pouco mais de seis mil habitantes e a maioria deles vive do turismo. "Não temos desabrigados ou desalojados, mas estas famílias precisam comer e estão precisando de cestas básicas."
"A praia sumiu"
Com a elevação do nível do Tapajós, é possível ver apenas o teto de palha das casas e das mais de 30 barracas. Apenas uma está funcionando de maneira improvisada, já que a água invadiu a cozinha do comércio.
A chegada dos italianos Martino Balelli e Francesco Poli, neste sábado (9), animou os barqueiros da região. Os dois estrangeiros lamentaram a cheia. "Viemos conhecer a praia mais bonita do Brasil, mas ela sumiu".
Lista
Em 15 de abril, o jornal inglês "The Guardian" elegeu a Praia de Alter do Chão como a melhor do Brasil. Dez especialistas participaram da decisão. A vencedora foi escolhida pelo correspondente Tom Phillips. O texto diz que "Alter do Chão é a resposta da selva para o Caribe".
Nenhum comentário:
Postar um comentário