sábado, 7 de junho de 2008

NOTICIAS - HILLARY ENCERRA PRÉ-CANDIDATURA.


A senadora democrata Hillary Clinton anunciou, no início da tarde deste sábado (7), o encerramento oficial da sua campanha pela candidatura do partido à sucessão de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos.

"Agora precisamos concentrar nossa energia para ajudar a eleger Barack Obama o próximo presidente dos Estados Unidos. Parabenizo ele por sua vitória nessa extraordinária campanha e dou todo o meu apoio a ele. E peço que todos vocês se juntem a mim para ajudar a eleger Barack Obama", disseA ex-primeira-dama iniciou seu discurso pouco antes das 14h (em Brasília), em um ato de despedida e agradecimento a seus partidários. Ela estava acompanhada do ex-presidente Bill Clinton e da filha deles, Chelsea Clinton.

"Eu e Obama podemos ter começado por caminhos diferentes, mas agora voltamos a nos unir e juntar forças pelo Partido Democrata", disse Hillary, que elogiou seu até então rival Barack Obama, dizendo que ele "vive o sonho americano".

Visivelmente emocionada, Hillary foi muito aplaudida, e demorou para conseguir começar a falar. "Esta não é exatamente a festa que eu planejava, mas com certeza estou feliz com a companhia", disse, agradecendo a todos os cerca de 18 milhões de eleitores que apoiaram sua pré-candidatura.

"Vou continuar minha luta política", disse, "e vocês vão me ver na linha de frente em defesa da democracia."

Em seu discurso, Hillary defendeu as posturas do Partido Democrata, a fim de demonstrar união contra o candidato republicano, John McCain. "Pense nos avanços que poderíamos ter tido nos últimos 40 anos, se tivéssemos sempre um presidente democrata", disse.

"Na minha vida política, já assisti a 10 eleições, e os democratas venceram apenas três delas. Pelo menos temos aqui ao meu lado o vencedor de duas delas", disse, em referência a seu marido, Bill Clinton.

Hillary falou sobre propostas para melhorar a vida dos norte-americanos, e repetiu várias vezes que "é preciso ajudar a eleger Barack Obama". Segundo ela, esta eleição é um "ponto de virada" para mudar a vida dos norte-americanos.

"Por isso, hoje, me junto a Barack Obama para dizer que 'sim, nós podemos'", disse, em referência ao slogan de Obama, "e juntos, vamos trabalhar".
Reunião privada
Na noite de quinta-feira (5), o virtual candidato democrata Barack Obama, que derrotou Hillary nas votações prévias do partido, se reuniu privadamente com sua até então opositora, num momento em que o partido busca se unir para a campanha presidencial após uma longa batalha pela indicação partidária.

"A senadora Clinton e o senador Obama se reuniram e tiveram uma discussão produtiva sobre o importante trabalho que precisa ser feito para obter sucesso em novembro", afirmava um comunicado conjunto divulgado então pelas duas campanhas.
O porta-voz da campanha de Obama, Robert Gibbs, disse a jornalistas em um vôo para Chicago que o senador por Illinois se reuniu com Hillary, mas ele recusou-se a divulgar o local do encontro ou o que foi discutido.

Enquanto Obama aproveitava seu primeiro evento como provável candidato democrata, correligionários de Hillary o pressionavam a convidá-la para a vaga de vice em sua chapa para a disputa contra o republicano John McCain.
Mas Hillary procurou distanciar-se desse fato e afirmou que a decisão sobre o candidato a vice-presidente depende apenas de Obama.

Nenhum comentário:

LINGUAGEM